O objetivo deste site é ampliar discussões sobre assuntos relativos ao Módulo de Acolhimento e Educação a Distância – EAD.

Descrevi um pouco de minha trajetória nesse novo desafio, espero que de alguma esse texto ajude-o a não temer às oportunidades que a vida nos propõem.

Não hesite em participar, criticar e colocar sua opinião.

domingo, 24 de outubro de 2010

Minha trajetória no Módulo de Acolhimento da UFJF

                  Tudo começou, quando recebi um e-mail informando que havia sido selecionada para cursar a Licenciatura em Computação, fiquei muito feliz com o recebimento do mesmo, pois não acreditava que entre tantos, seria selecionada. Enviei toda a documentação e fiquei ansiosa aguardando um comunicado para o início das aulas.
            Depois de um certo tempo, recebi outro e-mail, com algumas instruções que deveriam ser seguidas para realização do Módulo de Acolhimento, contendo o link de acesso, o número de minha matrícula e senha. Nesse momento fiquei um pouco preocupada, pois não domino muito bem as artimanhas do computador. Depois de algumas tentativas consegui acessar a o Moodle.   
            Isso tudo para mim é novidade, pois já realizei um curso de Licenciatura a distância, mas tínhamos encontros presenciais toda semana. Pensei que esse Curso seria da mesma forma, no entanto, logo percebi que não, ele é bem mais exigente em relação ao uso da tecnologia. Para mim está sendo ótimo pois, tive a oportunidade de refletir sobre a necessidade que tenho em aprender mais sobre esse mundo virtual. 
            O módulo de acolhimento que é proposto como atividade do Curso, nos dá o oportunidade de abrirmos novos horizontes, aventurando-nos por caminhos, na maioria das vezes, desconhecidos. Só que para isso devemos nos dedicar bastante e em alguns momentos abdicarmos de outras situações no nosso cotidiano. 
            Atualmente, a Educação a Distância possibilita o crescimento do aluno como sujeito no seu processo de aprendizagem, podendo vincular e interagir com outros através das pesquisas e outros conteúdos a serem realizados, como os Blogs, Wikis, Fóruns, entre outros, mas para isso tudo acontecer é preciso disponibilizar, criar uma rotina com horário para os estudos e principalmente perseverar, sem desistir nos primeiros obstáculos.
Dessa forma, espero ter relatado um pouco dessa minha trajetória no Módulo de Acolhimento, sei que outros  desafios virão, e continuarei me esforçando para trilhar esse novo caminho...


Nenhum comentário:

Postar um comentário